COVID-19: Como higienizar suas joias na pandemia



A palavra joia tem acento?

Postado por Amanda De Nardi em

1,5min de leitura. Texto de Amanda De Nardi.

 

O correto é escrever joia ou jóia? Apreciadores e clientes mais atentos têm observado divergências na forma como as pessoas e as empresas usam esta palavra. De fato, não só a palavra joia, mas várias outras palavras sofreram alteração desde o último acordo ortográfico que entrou em vigência em janeiro de 2009.

De acordo com as regras da Nova Ortografia, todas as palavras paroxítonas (aquelas que têm a penúltima sílaba tônica) perderam o acento dos ditongos abertos (aquelas com sequência de vogais pronunciadas com o timbre aberto, como "ói" em herói, e "éi" em hotéis). 

Estas duas características juntas estão presentes na palavra joia. Portanto, o correto é escrever joia sem acento. Outras palavras que pelo mesmo motivo perderam o acento são ideia, boia e estreia.

O correto é escrever joia, sem acento.

A pronúncia, no entanto, mantém-se a mesma. Isso inclusive abre uma nova dúvida: como, então, diferenciar a palavra joia (ditongo aberto) de joio, apoio e comboio, que apresentam ditongos fechados? Basta consultar o dicionário. Além de definir o significado das palavras, eles também trazem a indicação da forma correta de pronunciá-la.

 

Amanda_De_Nardi_Joias_Blog_Palavra_Joia_Tem_Acento
A palavra joia no dicionário: sem acento e com indicação de ditongo aberto.

Por que mudou?

Mudar dá trabalho, mas é por um bom motivo. O objetivo das adaptações propostas pelo Acordo Ortográfico é unificar o entendimento da língua portuguesa e permitir maior interação entre os países que a têm como idioma oficial - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Prazo para adaptação

Trata-se de uma ruptura com regras que ficaram vigentes por muito tempo, então é esperado que haja um período de adaptação. Ao mercado editorial foi concedido um prazo de 3 anos (até janeiro de 2013) para adaptar todo seu conteúdo para as novas regras ortográficas. Este prazo foi posteriormente estendido para janeiro de 2016. Desde então, as novas regras estão vigentes e são cobradas inclusive em vestibulares. 

Afinal, o que é uma joia?

É comum nos apressarmos a definir que, para ser considerado uma joia, o objeto deve vestir o corpo humano e ser feito de materiais valiosos como ouro, prata e pedras preciosas. Mas nós da Amanda De Nardi acreditamos que uma joia é muito mais do que isso. No texto 'Afinal, o que é uma joia?', a designer Sofia Limeres explica com detalhes como o por quê uma joia pode ter uma interpretação muito mais livre e saborosa da palavra.

 

Amanda_De_Nardi_Joias_Blog

 

 Amanda De Nardi é designer, ourives e empreendedora na marca de joias que leva seu nome.

 

 

 

 

Leia também: 
Amanda_De_Nardi_Joias_Blog_Por_que_temos_necessidade_adornar